A pós em Cuidados Paliativos é de extrema relevância no cenário de envelhecimento da população. Dados do IBGE apontam um salto de 22,3 milhões para 31,2 milhões de pessoas com mais de 65 anos no Brasil entre 2012 e 2021, o que aumenta a demanda por profissionais qualificados nessa área.
Cuidados Paliativos: saiba mais sobre os diferenciais do curso.
A ênfase do curso está na humanização e na melhora da qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e outros sintomas físicos, psicossociais e espirituais. Para isso, o currículo compreende temas como comunicação em saúde, questões éticas e bioéticas, cuidados paliativos em geriatria e gerontologia, cuidados paliativos em pediatria e oncologia, além do manejo da dor, controle de sintomas e utilização de tecnologias para controle da dor.
Ao final da especialização em Cuidados Paliativos, o egresso estará apto a desempenhar um papel essencial em equipes médicas, de enfermagem e em outros ambientes de saúde – uma atuação que envolve avaliar o sofrimento dos pacientes e fornecer suporte emocional.